A produção científica sobre cotas raciais: O que o campo das Ciências da informação tem a dizer?

Detalhes bibliográficos
Principais autores: Priscila dos Anjos Moraes, Kariane Regina Laurindo, Rubens Alves da Silva
Formato: Online
Publicado em: 2023
Assuntos:
Acesso em linha:https://canalciencia.ibict.br/ciencia-em-sintese/artigo?item_id=28509
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abstract Esta pesquisa teve início a partir da análise acerca da concepção e execução efetiva da Lei 12.711/2012, reconhecida como a legislação que estabelece cotas raciais nas universidades. O objetivo principal foi compreender, de maneira mais específica, como o cenário científico no âmbito da Ciência da Informação aborda e interpreta as implementações, reflexões e discussões relacionadas à Lei de Cotas no Ensino Superior.
coverage A metodologia científica tem por princípio criar, melhorar, ou desenvolver algum processo; além de permear e facilitar a troca de experiência e o intercâmbio de produção científica entre os pesquisadores. Partindo-se da premissa de que a informação gera conhecimento, a presente pesquisa contribuiu, sobremaneira para a disseminação da informação e da divulgação científica, possibilitando assim, um grande alcance em várias da sociedade. Diante disso, vale ressaltar a importância da pesquisa, porque a partir do momento em que se elabora um artigo visando à informação, a temática de cotas raciais, torna-se mais abrangente, atingindo um quantitativo maior de pessoas e permitindo a colaboração com outros pesquisadores em torno do tema. A escolha da Biblioteconomia e Ciência da Informação, deveu-se não só por serem a área de estudo da pesquisadora, mas também por estarem no rol das Ciências Aplicadas, cujo tema é bastante pertinente e relevante para essas áreas. Ou seja, ambas abarcam cenas dinâmicas envolvendo as pessoas entre si e a sociedade, com a cultura ou as organizações de poder do seu país.
Essa pesquisa partiu da investigação sobre a criação e efetiva implementação da Lei. 12.711/2012, conhecida como a lei de cotas raciais das universidades. Buscou-se, mais especificamente, entender como a produção científica do campo da Ciência da Informação aborda e compreende as aplicações, reflexões e debates sobre a Lei de Cotas para o Ensino Superior. A pesquisadora Kariane Regina Laurindo, fez essa escolha por dois motivos: primeiro, porque este é o seu campo de atuação e, segundo, porque a área da Biblioteconomia é reconhecida por ser um campo bastante elitista. Tratando-se dos percursos históricos que culminaram com a criação da referida lei, implementada em 2012, pela Presidência da República, a qual prevê os percentuais de vagas a serem preenchidos por pessoas com deficiência, e pelas que se autodeclaram “pretos, pardos e indígenas”, bem como de sua importância para um processo de reparação histórica, , a presente pesquisa se concentrou em entender a abordagem, ou não, da literatura científica, à luz da Lei 12.711/2012, bem como de sua aplicabilidade no universo acadêmico, relacionada às cotas raciais. É importante destacar que o termo “reparação histórica” se refere às tentativas de minimizar os graves efeitos decorrentes do longo período escravagista no Brasil, devido aos diferentes tipos de discriminação sofridos (sobretudo, o racismo) e que ainda estão disseminadas em nossa sociedade e que trouxe graves consequências, inclusive um processo de exclusão social, para os negros e indígenas, privando-os de uma série de direitos sociais. Um dos direitos que se quer resgatar e garantir, é, justamente, o acesso à plena educação (incluindo aí, o ensino superior/universitário).
A pesquisa, baseou-se na Revisão Sistemática de literatura, modalidade de investigação cientifica, que mediante protocolos específicos, traz a síntese de evidências disponíveis para pesquisas científicas. O presente trabalho, foi feito na Lei.12711/2012, na Web Of Science, biblioteca Juice, Base de Referência de Artigos e Periódicos de Ciência da Informação, conhecida como Brapci, na Scielo e na base de dados de periódicos do portal CAPES. Além disso, foram utilizadas as seguintes palavras chaves: cotas raciais e ações afirmativas. Faz-se necessário, alguns esclarecimentos acerca do desenvolvimento desta pesquisa. As bases de dados são coleções eletrônicas, que armazenam grandes quantidades de informação, organizadas de forma estruturada, possibilitando a consulta rápida e facilitada a diversos documentos. E o Portal CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, fundação vinculada ao Ministério da Educação do Brasil) é uma biblioteca virtual em que são reunidos, armazenados e disponibilizados artigos, dissertações, teses e demais produções científicas com o intuito de promover a produção e a circulação de pesquisas. Foram encontrados e avaliados 82 trabalhos, disponibilizados da seguinte forma: 57 distribuídos na biblioteca Juice, 6 na Abrapci, um na Web of Science, e 18 na Scielo, separados e analisados por categorias. Verificou-se que apenas 3 deles, são da área de biblioteconomia e ciência da informação. Os outros são de antropologia, filosofia, direito e administração, percebe-se uma produção científica e acadêmica, tímidas em relação às cotas raciais, no âmbito da biblioteconomia e da ciência da informação. Entretanto, vale ressaltar que esses 3 trabalhos, trazem uma contribuição significativa e demonstram de maneira assertiva a importância da biblioteconomia e da ciência da informação, ao levantar questões, debates e propositura de ações afirmativas relativas à discriminação e às cotas raciais, no âmbito das diversas áreas do conhecimento.
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Diante disso, vale ressaltar a importância da pesquisa, porque a partir do momento em que se elabora um artigo visando à informação, a temática de cotas raciais, torna-se mais abrangente, atingindo um quantitativo maior de pessoas e permitindo a colaboração com outros pesquisadores em torno do tema. A escolha da Biblioteconomia e Ciência da Informação, deveu-se não só por serem a área de estudo da pesquisadora, mas também por estarem no rol das Ciências Aplicadas, cujo tema é bastante pertinente e relevante para essas áreas. Ou seja, ambas abarcam cenas dinâmicas envolvendo as pessoas entre si e a sociedade, com a cultura ou as organizações de poder do seu país. Essa pesquisa partiu da investigação sobre a criação e efetiva implementação da Lei. 12.711/2012, conhecida como a lei de cotas raciais das universidades. Buscou-se, mais especificamente, entender como a produção científica do campo da Ciência da Informação aborda e compreende as aplicações, reflexões e debates sobre a Lei de Cotas para o Ensino Superior. A pesquisadora Kariane Regina Laurindo, fez essa escolha por dois motivos: primeiro, porque este é o seu campo de atuação e, segundo, porque a área da Biblioteconomia é reconhecida por ser um campo bastante elitista. Tratando-se dos percursos históricos que culminaram com a criação da referida lei, implementada em 2012, pela Presidência da República, a qual prevê os percentuais de vagas a serem preenchidos por pessoas com deficiência, e pelas que se autodeclaram “pretos, pardos e indígenas”, bem como de sua importância para um processo de reparação histórica, , a presente pesquisa se concentrou em entender a abordagem, ou não, da literatura científica, à luz da Lei 12.711/2012, bem como de sua aplicabilidade no universo acadêmico, relacionada às cotas raciais. É importante destacar que o termo “reparação histórica” se refere às tentativas de minimizar os graves efeitos decorrentes do longo período escravagista no Brasil, devido aos diferentes tipos de discriminação sofridos (sobretudo, o racismo) e que ainda estão disseminadas em nossa sociedade e que trouxe graves consequências, inclusive um processo de exclusão social, para os negros e indígenas, privando-os de uma série de direitos sociais. Um dos direitos que se quer resgatar e garantir, é, justamente, o acesso à plena educação (incluindo aí, o ensino superior/universitário). A pesquisa, baseou-se na Revisão Sistemática de literatura, modalidade de investigação cientifica, que mediante protocolos específicos, traz a síntese de evidências disponíveis para pesquisas científicas. O presente trabalho, foi feito na Lei.12711/2012, na Web Of Science, biblioteca Juice, Base de Referência de Artigos e Periódicos de Ciência da Informação, conhecida como Brapci, na Scielo e na base de dados de periódicos do portal CAPES. Além disso, foram utilizadas as seguintes palavras chaves: cotas raciais e ações afirmativas. Faz-se necessário, alguns esclarecimentos acerca do desenvolvimento desta pesquisa. As bases de dados são coleções eletrônicas, que armazenam grandes quantidades de informação, organizadas de forma estruturada, possibilitando a consulta rápida e facilitada a diversos documentos. E o Portal CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, fundação vinculada ao Ministério da Educação do Brasil) é uma biblioteca virtual em que são reunidos, armazenados e disponibilizados artigos, dissertações, teses e demais produções científicas com o intuito de promover a produção e a circulação de pesquisas. Foram encontrados e avaliados 82 trabalhos, disponibilizados da seguinte forma: 57 distribuídos na biblioteca Juice, 6 na Abrapci, um na Web of Science, e 18 na Scielo, separados e analisados por categorias. Verificou-se que apenas 3 deles, são da área de biblioteconomia e ciência da informação. Os outros são de antropologia, filosofia, direito e administração, percebe-se uma produção científica e acadêmica, tímidas em relação às cotas raciais, no âmbito da biblioteconomia e da ciência da informação. Entretanto, vale ressaltar que esses 3 trabalhos, trazem uma contribuição significativa e demonstram de maneira assertiva a importância da biblioteconomia e da ciência da informação, ao levantar questões, debates e propositura de ações afirmativas relativas à discriminação e às cotas raciais, no âmbito das diversas áreas do conhecimento. A produção científica sobre cotas raciais: O que o campo das Ciências da informação tem a dizer? A produção científica sobre cotas raciais: Um breve estudo na biblioteconomia e ciência da informação Esta pesquisa teve início a partir da análise acerca da concepção e execução efetiva da Lei 12.711/2012, reconhecida como a legislação que estabelece cotas raciais nas universidades. O objetivo principal foi compreender, de maneira mais específica, como o cenário científico no âmbito da Ciência da Informação aborda e interpreta as implementações, reflexões e discussões relacionadas à Lei de Cotas no Ensino Superior. 2023-12-22 https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/92660 Ciências Sociais Aplicadas Moraes (2023) A pesquisa, baseou-se na Revisão Sistemática de literatura, modalidade de investigação cientifica, que mediante protocolos específicos, traz a síntese de evidências disponíveis para pesquisas científicas. O presente trabalho, foi feito na Lei.12711/2012, na Web Of Science, biblioteca Juice, Base de Referência de Artigos e Periódicos de Ciência da Informação, conhecida como Brapci, na Scielo e na base de dados de periódicos do portal CAPES. Além disso, foram utilizadas as seguintes palavras chaves: cotas raciais e ações afirmativas. Faz-se necessário, alguns esclarecimentos acerca do desenvolvimento desta pesquisa. As bases de dados são coleções eletrônicas, que armazenam grandes quantidades de informação, organizadas de forma estruturada, possibilitando a consulta rápida e facilitada a diversos documentos. E o Portal CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, fundação vinculada ao Ministério da Educação do Brasil) é uma biblioteca virtual em que são reunidos, armazenados e disponibilizados artigos, dissertações, teses e demais produções científicas com o intuito de promover a produção e a circulação de pesquisas. Foram encontrados e avaliados 82 trabalhos, disponibilizados da seguinte forma: 57 distribuídos na biblioteca Juice, 6 na Abrapci, um na Web of Science, e 18 na Scielo, separados e analisados por categorias. Verificou-se que apenas 3 deles, são da área de biblioteconomia e ciência da informação. Os outros são de antropologia, filosofia, direito e administração, percebe-se uma produção científica e acadêmica, tímidas em relação às cotas raciais, no âmbito da biblioteconomia e da ciência da informação. Entretanto, vale ressaltar que esses 3 trabalhos, trazem uma contribuição significativa e demonstram de maneira assertiva a importância da biblioteconomia e da ciência da informação, ao levantar questões, debates e propositura de ações afirmativas relativas à discriminação e às cotas raciais, no âmbito das diversas áreas do conhecimento. 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