Gestão de lixo urbano com o desenvolvimento de um projeto de educação ambiental
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2003
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O estudo trata-se da proposta básica para implantar processos adequados para enfrentar os graves problemas ambientais e de saúde pública resultante do lixo urbano, o que inclui ações de Educação Ambiental. |
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A meta desta pesquisa é sustentar e propor, através da Educação Ambiental, a conscientização para uma solução regional adequada ao porte e capacidade econômica de Porto Nacional.
O saneamento e o lixo são problemas cruciais dos centros urbanos, pois afetam diretamente o meio ambiente e a saúde. Conforme pesquisas do IBGE, 70% das internações em hospitais públicos são devidas a doenças causadas pela falta de saneamento básico
Ao acompanhar o desenvolvimento do Plano de gestão do lixo em Porto Nacional com uma pesquisa e um projeto de Educação Ambiental, os pesquisadores pretendem também registrar as relações sócio-ambientais que se formam em sua aplicação e o surgimento de um processo de cidadania e solidariedade ambiental.
Isso porque a Educação Ambiental não formal e permanente, articulada à sociedade civil organizada, tende a levar à construção de novas relações entre o homem e o meio ambiente.
Estas relações dependem, por sua vez, do emergir de novas posturas individuais e coletivas, bem como da promoção e desenvolvimento de programas de capacitação e conscientização ambiental.
A incorporação dos princípios da sustentabilidade, possibilitada por um projeto de Educação Ambiental, tem uma importância fundamental nesse processo. Pois assim como o homem moderno adquiriu posturas no que diz respeito ao cuidado de si (banho, alimentação, roupas limpas, etc.) torna-se agora necessário criar novos hábitos que não sejam apenas individuais, mas coletivos, voltados para a preservação do meio no qual o indivíduo está inserido. O Plano de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos Urbanos – PGIRSU - da Prefeitura Municipal de Porto Nacional, Tocantins, foca a questão do lixo urbano (gerenciamento de resíduos sólidos), buscando aliar uma sensibilização ambiental com ganho de qualidade de vida. A proposta básica é implantar processos adequados para enfrentar os graves problemas ambientais e de saúde pública resultante do lixo urbano, o que inclui ações de Educação Ambiental. O Plano foi desenvolvido na cidade de Porto Nacional, com as parcerias do IBAM – Instituto Brasileiro de Administração Municipal, do Governo Estadual de Tocantins e do Ministério do Meio Ambiente. Aprovado o Plano, outra parceria que seus gestores buscaram foi com o NEUCIDADES, Núcleo de Estudos Urbanos e Cidades, da Universidade Federal de Tocantins. Os pesquisadores do NEUCIDADES compõem uma equipe multidisciplinar cuja meta, neste contexto, é colaborar para a implantação de uma atividade permanente de Educação Ambiental apta a sustentar o projeto municipal de gerenciamento do lixo urbano. 00129_1.jpg 00129_2.jpg A pesquisa parte do estudo das características da formação histórica de Porto Nacional, isto é, de seu estabelecimento enquanto povoado, no final do século XVII, ainda durante o ciclo do ouro. Localizada nas margens do Alto Tocantins, a cidade era uma rota de passagem das mais importantes da região. A partir daí, os pesquisadores sustentam que as políticas de Educação Ambiental a serem implantadas na cidade correspondam a essas características de formação. São essas especificidades, portanto, que foram levadas em conta na proposta de valorização e aproveitamento das potencialidades turísticas do centro histórico da cidade e de suas belezas naturais. Para embasar a Educação Ambiental nos interesses concretos da população os pesquisadores sugerem, em seu estudo, incentivar o setor hoteleiro, o turismo ecológico e atividades que envolvam a aquisição de conhecimentos relativos ao meio ambiente através de esportes, de oficinas de arte-reciclagem, de cursos que gerem multiplicadores de conhecimento, etc. Outra proposta é a implementação de um Parque Ecológico que inclua em seu projeto oficinas permanentes de atividades ligadas ao meio ambiente. Essas ações educativas devem traduzir, para a linguagem cotidiana, conceitos como biosfera, ecossistema, biodiversidade, resíduos sólidos, ambiente, etc. A meta proposta para a Educação Ambiental é conceituada como cidadania ambiental, isto é, o exercício do direito a um meio ambiente equilibrado. Segundo a pesquisa Educação Ambiental é um processo de aprendizagem para o reconhecimento do ambiente onde se vive, visando a construção de valores e conceitos que levem ao desenvolvimento sustentável. |
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Conforme pesquisas do IBGE, 70% das internações em hospitais públicos são devidas a doenças causadas pela falta de saneamento básico Ao acompanhar o desenvolvimento do Plano de gestão do lixo em Porto Nacional com uma pesquisa e um projeto de Educação Ambiental, os pesquisadores pretendem também registrar as relações sócio-ambientais que se formam em sua aplicação e o surgimento de um processo de cidadania e solidariedade ambiental. Isso porque a Educação Ambiental não formal e permanente, articulada à sociedade civil organizada, tende a levar à construção de novas relações entre o homem e o meio ambiente. Estas relações dependem, por sua vez, do emergir de novas posturas individuais e coletivas, bem como da promoção e desenvolvimento de programas de capacitação e conscientização ambiental. A incorporação dos princípios da sustentabilidade, possibilitada por um projeto de Educação Ambiental, tem uma importância fundamental nesse processo. Pois assim como o homem moderno adquiriu posturas no que diz respeito ao cuidado de si (banho, alimentação, roupas limpas, etc.) torna-se agora necessário criar novos hábitos que não sejam apenas individuais, mas coletivos, voltados para a preservação do meio no qual o indivíduo está inserido. O Plano de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos Urbanos – PGIRSU - da Prefeitura Municipal de Porto Nacional, Tocantins, foca a questão do lixo urbano (gerenciamento de resíduos sólidos), buscando aliar uma sensibilização ambiental com ganho de qualidade de vida. A proposta básica é implantar processos adequados para enfrentar os graves problemas ambientais e de saúde pública resultante do lixo urbano, o que inclui ações de Educação Ambiental. O Plano foi desenvolvido na cidade de Porto Nacional, com as parcerias do IBAM – Instituto Brasileiro de Administração Municipal, do Governo Estadual de Tocantins e do Ministério do Meio Ambiente. Aprovado o Plano, outra parceria que seus gestores buscaram foi com o NEUCIDADES, Núcleo de Estudos Urbanos e Cidades, da Universidade Federal de Tocantins. Os pesquisadores do NEUCIDADES compõem uma equipe multidisciplinar cuja meta, neste contexto, é colaborar para a implantação de uma atividade permanente de Educação Ambiental apta a sustentar o projeto municipal de gerenciamento do lixo urbano. 00129_1.jpg 00129_2.jpg A pesquisa parte do estudo das características da formação histórica de Porto Nacional, isto é, de seu estabelecimento enquanto povoado, no final do século XVII, ainda durante o ciclo do ouro. Localizada nas margens do Alto Tocantins, a cidade era uma rota de passagem das mais importantes da região. A partir daí, os pesquisadores sustentam que as políticas de Educação Ambiental a serem implantadas na cidade correspondam a essas características de formação. São essas especificidades, portanto, que foram levadas em conta na proposta de valorização e aproveitamento das potencialidades turísticas do centro histórico da cidade e de suas belezas naturais. Para embasar a Educação Ambiental nos interesses concretos da população os pesquisadores sugerem, em seu estudo, incentivar o setor hoteleiro, o turismo ecológico e atividades que envolvam a aquisição de conhecimentos relativos ao meio ambiente através de esportes, de oficinas de arte-reciclagem, de cursos que gerem multiplicadores de conhecimento, etc. Outra proposta é a implementação de um Parque Ecológico que inclua em seu projeto oficinas permanentes de atividades ligadas ao meio ambiente. Essas ações educativas devem traduzir, para a linguagem cotidiana, conceitos como biosfera, ecossistema, biodiversidade, resíduos sólidos, ambiente, etc. A meta proposta para a Educação Ambiental é conceituada como cidadania ambiental, isto é, o exercício do direito a um meio ambiente equilibrado. Segundo a pesquisa Educação Ambiental é um processo de aprendizagem para o reconhecimento do ambiente onde se vive, visando a construção de valores e conceitos que levem ao desenvolvimento sustentável. História, meio ambiente e arte-reciclagem no Plano Integrado de Gerenciamento Urbano de Porto Nacional/TO O estudo trata-se da proposta básica para implantar processos adequados para enfrentar os graves problemas ambientais e de saúde pública resultante do lixo urbano, o que inclui ações de Educação Ambiental. 2003-07-23 Ciências Humanas A pesquisa parte do estudo das características da formação histórica de Porto Nacional, isto é, de seu estabelecimento enquanto povoado, no final do século XVII, ainda durante o ciclo do ouro. Localizada nas margens do Alto Tocantins, a cidade era uma rota de passagem das mais importantes da região. A partir daí, os pesquisadores sustentam que as políticas de Educação Ambiental a serem implantadas na cidade correspondam a essas características de formação. São essas especificidades, portanto, que foram levadas em conta na proposta de valorização e aproveitamento das potencialidades turísticas do centro histórico da cidade e de suas belezas naturais. Para embasar a Educação Ambiental nos interesses concretos da população os pesquisadores sugerem, em seu estudo, incentivar o setor hoteleiro, o turismo ecológico e atividades que envolvam a aquisição de conhecimentos relativos ao meio ambiente através de esportes, de oficinas de arte-reciclagem, de cursos que gerem multiplicadores de conhecimento, etc. Outra proposta é a implementação de um Parque Ecológico que inclua em seu projeto oficinas permanentes de atividades ligadas ao meio ambiente. Essas ações educativas devem traduzir, para a linguagem cotidiana, conceitos como biosfera, ecossistema, biodiversidade, resíduos sólidos, ambiente, etc. A meta proposta para a Educação Ambiental é conceituada como cidadania ambiental, isto é, o exercício do direito a um meio ambiente equilibrado. Segundo a pesquisa Educação Ambiental é um processo de aprendizagem para o reconhecimento do ambiente onde se vive, visando a construção de valores e conceitos que levem ao desenvolvimento sustentável. https://repositorio.canalciencia.ibict.br/api/items/25103 https://repositorio.canalciencia.ibict.br/files/original/a2ab48fbe0b64ecd1c505aa9a2d440b430a9c59d.jpg https://repositorio.canalciencia.ibict.br/files/original/dad1cf56fd1ed415e76400696cf145c7b25a1431.jpg https://repositorio.canalciencia.ibict.br/files/original/a975943c9f9eff1f42e0fdd7eb6236ba7e96886d.png |