Sistema criado no Paraná possibilita melhor gerenciamento de informações
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2005
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O estudo mostra que a base de dados constitui uma ferramenta confiável e prática. A partir deste sistema integrado com as unidades, pode-se criar um banco de conhecimento acadêmico e por áreas de competência dos pesquisadores. |
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Cada vez que há necessidade de levantar informações sobre consultorias, serviços ou projetos, dispõem muito tempo para localizar documentos armazenados em papel ou informações que se encontram registradas na memória das pessoas.
O trabalho mostra que um banco único de dados possibilita a localização do consultor mais indicado para atender à solicitação em todas as unidades do sistema. O cenário atual indica a falta de registro efetivo de comunicação de dados para a tomada de decisão. A aplicação de uma ferramenta de informatização de consultoria tecnológica, armazenamento de informações das competências internas, pode transformar esta realidade, possibilitando uma forma de atendimento que resulte na coleta precisa de informação do cliente com vínculo às grandes áreas do conhecimento da universidade O núcleo de transferência de tecnologia da Universidade Tecnológica Federal do Paraná tem forte interação com a comunidade empresarial. A universidade possui seis campus de ensino e pesquisa no Paraná e atua praticamente em todas as áreas do conhecimento. Isso torna necessário o uso de ferramentas eficientes para atender à demanda de solicitações externas, bem como para dinamizar um banco de cadastro de competências internas atualizado. É possível, dentro de uma universidade pública e empreendedora, aplicar recursos de sistemas de informação que possibilitem ganhos de produtividade e agilidade no processo de atendimento ao cliente, com maior eficiência possível e integração com outros campus. O objetivo do trabalho desenvolvido é demonstrar que uma base de dados constitui uma ferramenta confiável e prática. Por meio deste sistema, desde que integrado com as unidades, pode-se criar um banco de conhecimento acadêmico e por áreas de competência dos pesquisadores. Isso, certamente, fortalece a instituição e, por sua vez, também os grupos de pesquisadores geradores do conhecimento. O mecanismo proporciona relacionamento e colaboração com o meio empresarial e, desta forma, assume importante papel junto à sociedade como agente de desenvolvimento. A proposta do trabalho é mostrar que uma plataforma única de dados possibilita a localização, em todas unidades do sistema, do consultor mais indicado para atender à solicitação. Interface do software Informação e conhecimento são considerados patrimônio importante. Na maioria das instituições de ensino e pesquisa, como em outras organizações no país, o gerenciamento da informação ainda é incipiente. Dispõe-se de bancos de dados que estão espalhados pelos diversos setores, mas não se comunicam entre si e, acumulam dados que raramente se traduzem em informações. A partir da sistematização de dados sobre os professores e os pesquisadores da universidade, pode-se organizar um cadastro de especialistas e suas competências. Ao se incluírem as solicitações, os dados passam a ser produtores de informação para a plataforma. O sistema atende à consultoria localizando o consultor por competência individual, por grupos de pesquisa ou área de atuação. Os resultados da solicitação devem ser armazenados e restritos, com acesso mediante solicitação de senha, pois podem conter conteúdo de caráter sigiloso. O sistema desenvolvido fornece todas as informações sobre o andamento da consultoria, do serviço ou do projeto em praticamente todos os níveis. É possível gerar, por exemplo, relatórios atualizados sobre a situação do projeto em todas as suas fases para a busca da informação. Assim, é possível avisar o gerente do projeto sobre o acompanhamento e o saldo financeiro, entre outras referências. O sistema é utilizado pelos atores do núcleo de transferência de tecnologia em rede interna e externa e possibilita a comunicação entre o grupo de forma clara e precisa. Com a aplicação desta ferramenta gerencial, as reuniões diárias dos grupos tornam-se rápidas e objetivas no sentido de resolver apenas questões críticas, sem prejudicar o fluxo de informações, tornando o processo decisório mais ágil e de qualidade. O desempenho utilizado pelo banco de dados gera resultados como o que verifica a demanda e pendências diária e mensal de consultorias, analisa o número e tipo de consultoria/serviço/projeto em andamento e atendidos, lista a quantidade de consultores e estagiários envolvidos em projetos por período, relata o número de horas trabalhadas por projeto ou por empresa e verifica prazos iniciais e finais de atendimento para encaminhar e encerrar a consultoria. Com o intuito de comparar os fatores de sucesso da implementação do sistema atual e o anterior, o núcleo de transferência de tecnologia trabalha com um banco de dados relacionado à estratégia da instituição de ensino e pesquisa, que é compatibilizar a cooperação universidade acadêmica com o setor empresarial. O software foi desenvolvido internamente por uma equipe de profissionais e alunos, em PHP, em seis meses, e está sendo usado há dois anos. Inicialmente, passou por adaptações dos dados para que efetivamente fossem relevantes, e este é definitivo, integrando os departamentos de estágios e empregos e projetos e serviços tecnológicos. |
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Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná |
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Ciências Sociais Aplicadas |
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A aplicação de uma ferramenta de informatização de consultoria tecnológica, armazenamento de informações das competências internas, pode transformar esta realidade, possibilitando uma forma de atendimento que resulte na coleta precisa de informação do cliente com vínculo às grandes áreas do conhecimento da universidade O núcleo de transferência de tecnologia da Universidade Tecnológica Federal do Paraná tem forte interação com a comunidade empresarial. A universidade possui seis campus de ensino e pesquisa no Paraná e atua praticamente em todas as áreas do conhecimento. Isso torna necessário o uso de ferramentas eficientes para atender à demanda de solicitações externas, bem como para dinamizar um banco de cadastro de competências internas atualizado. É possível, dentro de uma universidade pública e empreendedora, aplicar recursos de sistemas de informação que possibilitem ganhos de produtividade e agilidade no processo de atendimento ao cliente, com maior eficiência possível e integração com outros campus. O objetivo do trabalho desenvolvido é demonstrar que uma base de dados constitui uma ferramenta confiável e prática. Por meio deste sistema, desde que integrado com as unidades, pode-se criar um banco de conhecimento acadêmico e por áreas de competência dos pesquisadores. Isso, certamente, fortalece a instituição e, por sua vez, também os grupos de pesquisadores geradores do conhecimento. O mecanismo proporciona relacionamento e colaboração com o meio empresarial e, desta forma, assume importante papel junto à sociedade como agente de desenvolvimento. A proposta do trabalho é mostrar que uma plataforma única de dados possibilita a localização, em todas unidades do sistema, do consultor mais indicado para atender à solicitação. Interface do software Informação e conhecimento são considerados patrimônio importante. Na maioria das instituições de ensino e pesquisa, como em outras organizações no país, o gerenciamento da informação ainda é incipiente. Dispõe-se de bancos de dados que estão espalhados pelos diversos setores, mas não se comunicam entre si e, acumulam dados que raramente se traduzem em informações. A partir da sistematização de dados sobre os professores e os pesquisadores da universidade, pode-se organizar um cadastro de especialistas e suas competências. Ao se incluírem as solicitações, os dados passam a ser produtores de informação para a plataforma. O sistema atende à consultoria localizando o consultor por competência individual, por grupos de pesquisa ou área de atuação. Os resultados da solicitação devem ser armazenados e restritos, com acesso mediante solicitação de senha, pois podem conter conteúdo de caráter sigiloso. O sistema desenvolvido fornece todas as informações sobre o andamento da consultoria, do serviço ou do projeto em praticamente todos os níveis. É possível gerar, por exemplo, relatórios atualizados sobre a situação do projeto em todas as suas fases para a busca da informação. Assim, é possível avisar o gerente do projeto sobre o acompanhamento e o saldo financeiro, entre outras referências. O sistema é utilizado pelos atores do núcleo de transferência de tecnologia em rede interna e externa e possibilita a comunicação entre o grupo de forma clara e precisa. Com a aplicação desta ferramenta gerencial, as reuniões diárias dos grupos tornam-se rápidas e objetivas no sentido de resolver apenas questões críticas, sem prejudicar o fluxo de informações, tornando o processo decisório mais ágil e de qualidade. O desempenho utilizado pelo banco de dados gera resultados como o que verifica a demanda e pendências diária e mensal de consultorias, analisa o número e tipo de consultoria/serviço/projeto em andamento e atendidos, lista a quantidade de consultores e estagiários envolvidos em projetos por período, relata o número de horas trabalhadas por projeto ou por empresa e verifica prazos iniciais e finais de atendimento para encaminhar e encerrar a consultoria. Com o intuito de comparar os fatores de sucesso da implementação do sistema atual e o anterior, o núcleo de transferência de tecnologia trabalha com um banco de dados relacionado à estratégia da instituição de ensino e pesquisa, que é compatibilizar a cooperação universidade acadêmica com o setor empresarial. O software foi desenvolvido internamente por uma equipe de profissionais e alunos, em PHP, em seis meses, e está sendo usado há dois anos. Inicialmente, passou por adaptações dos dados para que efetivamente fossem relevantes, e este é definitivo, integrando os departamentos de estágios e empregos e projetos e serviços tecnológicos. Informatização do processo de atendimento a consultorias em transferência de tecnologia: caso de uma universidade empreendedora O estudo mostra que a base de dados constitui uma ferramenta confiável e prática. A partir deste sistema integrado com as unidades, pode-se criar um banco de conhecimento acadêmico e por áreas de competência dos pesquisadores. 2005-11-10 Ciências Sociais Aplicadas Informação e conhecimento são considerados patrimônio importante. Na maioria das instituições de ensino e pesquisa, como em outras organizações no país, o gerenciamento da informação ainda é incipiente. Dispõe-se de bancos de dados que estão espalhados pelos diversos setores, mas não se comunicam entre si e, acumulam dados que raramente se traduzem em informações. A partir da sistematização de dados sobre os professores e os pesquisadores da universidade, pode-se organizar um cadastro de especialistas e suas competências. Ao se incluírem as solicitações, os dados passam a ser produtores de informação para a plataforma. O sistema atende à consultoria localizando o consultor por competência individual, por grupos de pesquisa ou área de atuação. Os resultados da solicitação devem ser armazenados e restritos, com acesso mediante solicitação de senha, pois podem conter conteúdo de caráter sigiloso. O sistema desenvolvido fornece todas as informações sobre o andamento da consultoria, do serviço ou do projeto em praticamente todos os níveis. É possível gerar, por exemplo, relatórios atualizados sobre a situação do projeto em todas as suas fases para a busca da informação. Assim, é possível avisar o gerente do projeto sobre o acompanhamento e o saldo financeiro, entre outras referências. O sistema é utilizado pelos atores do núcleo de transferência de tecnologia em rede interna e externa e possibilita a comunicação entre o grupo de forma clara e precisa. Com a aplicação desta ferramenta gerencial, as reuniões diárias dos grupos tornam-se rápidas e objetivas no sentido de resolver apenas questões críticas, sem prejudicar o fluxo de informações, tornando o processo decisório mais ágil e de qualidade. O desempenho utilizado pelo banco de dados gera resultados como o que verifica a demanda e pendências diária e mensal de consultorias, analisa o número e tipo de consultoria/serviço/projeto em andamento e atendidos, lista a quantidade de consultores e estagiários envolvidos em projetos por período, relata o número de horas trabalhadas por projeto ou por empresa e verifica prazos iniciais e finais de atendimento para encaminhar e encerrar a consultoria. Com o intuito de comparar os fatores de sucesso da implementação do sistema atual e o anterior, o núcleo de transferência de tecnologia trabalha com um banco de dados relacionado à estratégia da instituição de ensino e pesquisa, que é compatibilizar a cooperação universidade acadêmica com o setor empresarial. O software foi desenvolvido internamente por uma equipe de profissionais e alunos, em PHP, em seis meses, e está sendo usado há dois anos. Inicialmente, passou por adaptações dos dados para que efetivamente fossem relevantes, e este é definitivo, integrando os departamentos de estágios e empregos e projetos e serviços tecnológicos. https://repositorio.canalciencia.ibict.br/api/items/24355 https://repositorio.canalciencia.ibict.br/files/original/7aea099e64cd01eff3ba05ce90b7c154a2d661ef.jpg https://repositorio.canalciencia.ibict.br/files/original/5d73cacdce5f48bbe5e921a56ad9c4d0eafcd3a3.jpg |