Oficina de Encartes

Público-alvo

Professores da educação básica, cursos de graduação e estudantes de licenciaturas

Duração

2h30min

Valor

Gratuita

Mais informações

(61) 3217-6427

canalciencia@ibict.br

Objetivo

Desenvolvimento de encartes – material paradidático de suporte para aplicação de metodologias ativas através de trilhas de aprendizagem apoiadas na Base Nacional Comum Curricular.

As trilhas de aprendizagem são desenvolvidas para que o estudante tenha um primeiro contato com textos de cunho científico, de maneira autônoma ou direcionado pelo seu professor. Além disso, o docente também é envolvido nesse processo quando utiliza as atividades propostas durante suas aulas, pois em cada uma dela está presente o embasamento literário da Base Nacional Comum Curricular, fazendo com que seu planejamento seja mais assertivo enquanto escolha de tema e faixa etária.

Acredita-se que a metodologia dos Encartes proporciona o desenvolvimento de futuros pesquisadores que, a partir dessa abordagem, podem perceber o mundo da ciência a partir de uma nova perspectiva.

Metodologia

Para o desenvolvimento de um encarte é importante se discutir a trajetória da educação no Brasil, a relevância das Tecnologias da Informação – TIC – e a utilização de metodologias ativas que atendam ao novo perfil de estudantes do século XXI. A partir disso, apresentam-se as competências gerais da Educação Básica na BNCC (Base Nacional Comum Curricular, 2018), evidenciando a competência 5:

Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais – incluindo as escolares – para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer o protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva e a necessidade de se trabalhar divulgação científica de maneiras que visem a participação desse aluno como autor de sua trajetória de aprendizagem.

Após, é feito um levantamento prático com os professores sobre as maiores dificuldades de se trabalhar Ciência no cotidiano e a importância do protagonismo estudantil nesse processo de descoberta científica.

Por fim, de maneira prática e em grupo, apresentam-se as etapas para a construção dos encartes:

  1. Busca do texto de divulgação científica no portal do Canal Ciência e leitura atenta,
  2. Referenciação do tema do texto na Base Nacional Comum Curricular,
  3. Construção da trilha de aprendizagem a partir da escolha de uma metodologia ativa,
  4. Realização e validação da trilha de aprendizagem pelos demais grupos.

A oficina tem sua culminância no momento em que os professores e participantes apresentam as atividades produzidas e explicitam suas opiniões acerca da importância do docente como mediador e do protagonismo do aluno na busca pelo desenvolvimento e pela divulgação científica no âmbito escolar.

Agende uma oficina!

Para agendar uma oficina é simples: basta ligar para (61) 3217-6427 ou mandar um email para nossa equipe!

Imprima os encartes que preparamos e comece a usar esse material em suas aulas!

A equipe do Canal Ciência desenvolve vários encartes que você pode imprimir de forma gratuita.

Ilustração representando um homem negro segurando um encarte na mão em primeiro plano e uma aluna sentada na carteira no segundo plano.