Público-alvo
Professores da educação básica e de cursos de graduação e estudantes de licenciaturas
Duração
2h
Valor
Gratuita
Mais informações
(61) 3217-6427
As oficinas são desenvolvidas a partir de etapas que direcionam uma pesquisa confiável e ética no ambiente virtual.
Tópicos abordados
- os conceitos sobre comunicação científica e divulgação científica;
- os diferentes tipos de texto para trabalhar-se em sala de aula e, consequentemente, a proposição da elaboração de um artigo científico;
- políticas públicas e sua importância na propagação de competência em informação, a qual deve ser desenvolvida durante o período acadêmico;
- a Base Nacional Comum Curricular, sua reformulação trazida para a educação brasileira e como isso afeta a abordagem de diferentes currículos de conhecimento dentro das salas de aula.
As oficinas para esse público em específico buscam solidificar o conhecimento do professor para que ele seja capacitado em ensinar seus alunos a usarem a internet de maneira crítica e reflexiva.
Metodologia
As oficinas do Canal Ciência são de caráter interativo e visam desenvolver a competência em informação e habilidades relacionadas às temáticas científicas em sala de aula. Fala-se sobre a importância da divulgação científica no país e da necessidade da busca de fontes seguras de informação. Para tanto, abordam-se 5 etapas importantes:
- como usar o navegador e o buscador para a eficiência da pesquisa.
- como identificar um website confiável.
- como utilizar a informação disponibilizada de maneira crítico-reflexiva.
- a importância dos créditos e como inseri-los da maneira correta.
- como apresentar as fontes de pesquisa de acordo com a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
Os participantes também realizam atividades práticas, navegando no Portal, e revisam os conceitos apresentados durante a conceitualização de maneira prática. Além do mais, é possível emitir o certificado ao final do curso.
Agende uma oficina!
Para agendar uma oficina é simples: basta ligar ou mandar um email para nossa equipe!