Ontem, 13 de abril, o Canal Ciência, serviço de divulgação Científica e Tecnológica do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) apresentou durante o Congresso Public Communication of Science and Technology 2023 (PCST), que está sendo realizado em Roterdã, na Holanda, o projeto em desenvolvimento “Trilhas do Conhecimento”.
O trabalho foi aceito na categoria individual paper, a mais concorrida do evento. A proposta contempla cinco simulações científicas em formato de jogo RPG, onde o usuário seguirá trilhas com temas definidos, e deverá enfrentar desafios e cumprir missões para completar o percurso.
Para a coordenadora do Canal Ciência, Leda Sampson, “Investir fortemente no desenvolvimento de jogos e simulações científicas, com o objetivo de incrementar os conteúdos e produtos oferecidos pelo Canal Ciência à sociedade, é uma forma de expandir o público alvo e dinamizar ainda mais os serviços oferecidos pelo Canal. Está sendo uma grande oportunidade de apresentarmos o nosso trabalho para todo o mundo”.
Assim como Sampson, o servidor tecnólogo do Ibict, Ronnie Fagundes de Brito e a bolsista do Canal Ciência, Giulia Engel Accorsi, também participam do evento.
“Estar em um congresso com a maior rede de comunicação pública da ciência do mundo (PCST) é extremamente enriquecedor, pois se implica a ideia de uma perspectiva ampla sobre a pesquisa em comunicação científica e suas práticas”, declarou Ronnie de Brito.
Com o tema “A criação de um terreno comum”, a conferência expressa a descoberta contínua da comunicação científica como o coração do desenvolvimento da ciência e da tecnologia. “Participar dos Workshops durante esses dias me fez olhar para a comunicação científica como uma rede social de profissionais conectados, que podem colaborar com pesquisa e prática e que, juntas, orientam ainda mais o desenvolvimento da ciência e tecnologia”, afirmou Giulia Accorsi.
O evento PSCT 2023 iniciou no dia 11 de abril, e se encerra hoje (14). A “Public Communication of Science and Technology” (Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia) é uma rede global de comunicação pública da ciência. A rede teve início em 1989 e congrega membros reconhecidos da comunidade internacional de popularização da ciência. Os congressos da rede ocorrem a cada dois anos e são extremamente concorridos, por representarem oportunidades únicas para conhecer o que vem sendo feito na área mundialmente e para estabelecer novos contatos.