20 Anos do Canal Ciência

O Canal Ciência está completando 20 anos. Para comemorar esse marco especial e homenagear as pessoas que fizeram parte dessa história, montamos uma linha do tempo mostrando nossas conquistas e feitos ao longo destes anos em que o portal se destacou como pioneiro e referência da divulgação científica no Brasil!

Viva a Ciência!

2000

Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), uma das unidades de pesquisa do MCTI visitadas para coleta de material.

Projeto de criação do Canal Ciência

Glória Malavoglia apresenta um projeto de divulgação científica de pesquisas desenvolvidas no Brasil, no âmbito dos Institutos de Pesquisa do MCT, à Secretaria das Unidades de Pesquisa do Ministério da Ciência e Tecnologia – (Secup/MCT). Em novembro do mesmo ano o projeto também é apresentado no IV Enancib.

Foram visitados o Laboratório Nacional de Luz Síncroton (LNLS) em Campinas – SP, o Laboratório Nacional de Astrofísica (LNA) em Itajubá – MG, o Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG) em Belém – PA, o Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá (IDSM) em Belém – PA, o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA) em Manaus – AM e o Departamento de Ensino e Pesquisa (IBICT) no Rio de Janeiro – RJ.

2001

Início do trabalho de transcodificação de material coletado nas Unidades de Pesquisa do MCTI.

2002

12 de dezembro

Página inicial original do Canal Ciência.

Lançamento do Canal Ciência

No ano de lançamento, o nome CanalCiência era escrito com as duas palavras juntas e a estrutura do portal trazia os seguintes conteúdos: Banco de Pesquisas, Notáveis da C&T, Diretório de links, Saiba Mais, Quem Somos, Fale Conosco.

O Banco de Pesquisas foi lançado com 50 trabalhos desenvolvidos no Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá (IDSM), Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG) e IBICT, como:

Evolução de bagres e peixes elétricos amazônicos – INPA (Ciências Biológicas) 01/12/2002

Uacari-branco, o mais misterioso macaco da Amazônia – IDSM (Ciências Biológicas) 09/12/2002

O grande diferencial do Canal Ciência de outros projetos de jornalismo científico e divulgação científica era, e continua sendo, a participação do próprio pesquisador no processo de geração do texto de divulgação de sua pesquisa

2003

outubro

Imagem de divulgação do World Summit Award 2003.

CanalCiência representa o Brasil na categoria e-Science, do World Summit Award, prêmio da Cúpula da Sociedade da Informação, como melhor exemplo de e-conteúdo e criatividade.

A indicação foi da Associação de Mídia Interativa e o CanalCiência foi classificado em 11º lugar, entre os 56 e-Science finalistas do mundo, e em 2º lugar na América Latina.

2004

outubro

Equipe Canal Ciência e professoras durante a Semana de Ciência e Tecnologia, em 2004.

Primeira Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT).

Desde então o Canal Ciência passou a ser a responsável pelas atividades do Ibict no evento.

novembro

Equipe Canal Ciência realizando oficina de Competência em Informação em escola do ensino médio.

Início da realização das oficinas de Competência em Informação voltadas a professores e instrutores de escolas do ensino fundamental, médio ou técnico e alunos do ensino médio.

Canal Ciência é incorporado às atividades da pós-graduação – PPGCI/Ibict, no Rio de Janeiro.

Os primeiros critérios para seleção de pesquisas a serem indexadas no Canal Ciência foram as temáticas da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, áreas prioritárias da política nacional de Ciência e Tecnologia e problemas vividos pela sociedade brasileira como saúde e meio ambiente. Outros critérios foram incorporados por meio de Oficinas presenciais e mensagens de usuários.

2007

Publicação do artigo “Análise de metrias para dimensionar o acesso, o uso e a repercussão do portal de divulgação científica”.

De autoria de Márcia Rocha Silva e Lena Vania Pinheiro Ribeiro, o artigo, publicado nos anais do Congresso Braslieiro de Jornalismo Científico, apresenta uma análise qualitativa das ferramentas que geram estatísticas de acesso ao Canal Ciência. O resultado mais relevante foi o reconhecimento da importância de um portal dessa natureza e o quanto esse serviço pode contribuir para a divulgação científica no país.

2008

Canal Ciência: guia informacional para professores

Canal Ciência publica o “Guia Informacional para Professores”.

O Guia continha atividades teóricas e práticas que buscavam desenvolver competências e habilidades relacionadas às temáticas científicas e informacionais nas escolas, apontando práticas que levam à conscientização, de professores e alunos, sobre o uso de informações científicas e tecnológicas, combatendo cópias e plágios nos trabalhos escolares.

2009

Publicação do artigo “Experiência inovadora do CanalCiência: instrumento pedagógico para aproximar ciência e sociedade, conhecimento e informação”.

De autoria de Lena Vania Pinheiro Ribeiro, Márcia Rocha Silva, Sonia Burnier de Souza, Flavia Rubenia da Silva Barros e Claudia Bucceroni Guerra, o artigo, publicado na DataGramaZero – Revista de Ciência da Informação, apresenta o Guia Informacional para Professores como instrumento que pode contribuir para a formação integral do estudante e para a transformação da informação em conhecimento em ação, conduzindo ao exercício da cidadania.

2011

Página inicial do Canal Ciência após a primeira reformulação do portal.

Primeira reformulação do portal do Canal Ciência.

O Portal é reformulado, com mudanças de layout, novo sistema de gerenciamento de conteúdo e arquitetura da informação.

2012

Publicação do artigo “A comunidade escolar caminhou do lápis ao teclado virtual: quais foram e quais são os desafios do CanalCiência?”.

De autoria de Márcia Rocha Silva, Otávio Borges Maia e Joelma Fernanda Carneiro Silva, o artigo apresenta uma breve exposição sobre o Canal Ciência, apresentando sua história, perspectivas, desafios e expansão. Ele foi publicado no primeiro volume da Revista do EDICC (Encontro de Divulgação de Ciência e Cultura), evento realizado no Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Encontro de 10 anos do Canal Ciência realizado no Espaço Cultural da Anatel em outubro de 2012.

Aniversário de 10 anos do Canal Ciência.

Em outubro, Márcia Rocha da Silva (Gerente-executiva do Canal Ciência) realiza encontro com escolas para promover atividades educativas, interativas e lúdicas de divulgação científica. No evento, que aconteceu no Espaço Cultural da Anatel, foram realizadas palestras e oficinas para mais de 400 pessoas, com programação aberta ao público, especialmente professores e estudantes. Entre elas, Oficina de Redação em Divulgação Científica.

Evolução do logotipo do Canal Ciência

Novo logotipo

Em comemoração aos 10 anos, foi feito um novo logotipo do Canal Ciência. O símbolo que remete ao infinito, dá a ideia da circulação da informação que entra (comunicação científica), se consolida (conhecimento), transforma (divulgação científica) e sai (circulação) para o cidadão.

Ibict muda a grafia para Canal Ciência, com as duas palavras separadas.

Canal Ciência entra nas redes sociais.

Facebook: canalcienciaibict

Twitter: @canal_ciencia

2013

Publicação do artigo “Desbravando caminhos de navegantes do portal Canal Ciência via métricas de informação”.

De autoria de Lena Vania Pinheiro Ribeiro, Tania Chalhub e Moisés André Nisebaum, o artigo, publicado em Liinc em Revista, apresenta uma análise do acesso à informação no Canal Ciência, com base em dados coletado2013s pelo Google Analytics.

Capa do livro Vocabulário Ambiental Infantojuvenil de autoria de Otávio Borges Maia e Tino Freitas.

Publicação do livro Vocabulário Ambiental Infantojuvenil.

De autoria de Otávio Borges Maia e Tino Freitas, usando linguagem simples e ilustrado com 136 desenhos feitos por crianças, o livro foi pensado para popularizar os termos e conceitos da área para crianças e adolescentes e pode ser usado em sala de aula. São 100 verbetes ligados aos temas biodiversidade, clima, energia, poluição e sustentabilidade. Cada verbete apresenta uma definição lúdica e outra técnica.
Disponível na seção de publicações do Canal Ciência

Depoimento da ex-integrante da equipe Aline Veloso.

Formada em Física, Aline contribuiu com o Canal Ciência redigindo artigos para o Ciência em Síntese, ministrando oficinas, participando de eventos e elaborando experimentos para o engajamento de jovens nas atividades de popularização da ciência das quais o Canal Ciência participa anualmente.

2014

Capa da Cartilha: internet, navegação e informação.

Lançamento da Cartilha internet, navegação e informação.

Cartilha utilizada nas oficinas pedagógicas de popularização e alfabetização em informação do Canal Ciência, que orienta, entre outras coisas, sobre a obtenção de informações na internet e a importância de se avaliar confiabilidade das fontes consultadas.

Canal Ciência lança concurso de desenhos infantojuvenis “Animais em Perigo”.

Os desenhos selecionados foram utilizados para ilustrar o Livro Vermelho das Crianças.

Publicação do Livro Vermelho das Crianças.

Objetiva familiarizar as crianças com a temática que envolve a proteção da fauna brasileira ameaçada de extinção e popularizar a ciência como ferramenta para a conservação da natureza. Usando linguagem simples e desenhos feitos por 76 crianças de diversas regiões do Brasil, o livro apresenta a fauna brasileira como protagonista de histórias capazes de despertar a afetividade no leitor e reforçar a relação de equilíbrio entre a fauna e o meio ambiente.

2016

Atualização da cartilha Internet: navegação e informação.

Depoimento do ex-integrante da equipe Flávio Duque-Estrada.

Formado em Ciências Biológicas e mestre em Economia aplicada ao Desenvolvimento Sustentável, Flávio contribuiu muito com o Canal Ciência, redigindo artigos para o Ciência em Síntese e elaborando projetos para captação de recursos.

Estudantes da Educação Superior durante oficina de Competência em Informação.

Canal Ciência expande as oficinas de Competência em Informação para estudantes da Educação Superior (Pedagogia e Licenciaturas).

As novas oficinas orientam profissionais e estudantes da área da educação em um trabalho de conscientização dos estudantes para o uso da internet de forma crítica, reflexiva e ética, aprimorando seus conhecimentos, reconhecendo-se como agentes transformadores do processo da aprendizagem de seus alunos ou futuros alunos, incentivando-os a serem grandes conhecedores e pesquisadores da ciência. Nelas, são discutidas questões como os desafios da educação nesta era tecnológica, a importância da competência em informação em sala de aula e os passos que os estudantes devem seguir para fazer uma pesquisa escolar.

2017

Aniversário de 15 anos do Canal Ciência.

Publicação do livro Vox: arte, cultura e ciência no Brasil.

Livro sobre a trajetória de vida de 52 personagens que, por meio das suas ideias e ideais, teorias e práticas, se tornaram vozes celebradas por suas relevantes contribuições à ciência, tecnologia, educação, arte e cultura, assim como para o conhecimento da história do país. Com minibiografias elaboradas em linguagem de fácil compreensão, entremeadas com as “vozes” dos próprios personagens, Vox convida jovens estudantes e educadores a refletir sobre formação, profissão e engajamento pelo desenvolvimento social, político e econômico do Brasil.

Oficina em São José do Paiaiá, BA.

Oficinas em São José do Paiaiá – BA.

Em 2017, o Canal Ciência esteve em São José do Paiaiá, município de Nova Soure (BA), participando do III Encontro sobre livro, leitura e inclusão social no Território Nordeste II da Bahia. Foram realizadas 8 oficinas do Canal Ciência com um público diverso: alunos do Ensino Fundamental II, alunos do Ensino Médio, professores e pessoas da comunidade. Esse trabalho presencial marcou não só pela inclusão social, mas também pela possibilidade de colocar jovens de diferentes classes sociais em contato com a inclusão informacional, promovendo o uso crítico-reflexivo ao fazer uma pesquisa.

2018

Depoimento do ex-integrante da equipe Rodrigo Azevedo

Formado em Design Gráfico, Rodrigo foi o responsável pela elaboração de logomarcas e campanhas comemorativas do Canal Ciência.

2019

Página inicial do Canal Ciência após a segunda reformulação realizada em 2019.

Canal Ciência passa por nova reformulação.

Posts do Instagram do Canal Ciência

Canal Ciência cria perfil no Instagram.

@canalciencia.ibict. São divulgadas informações das Unidades de Pesquisa vinculadas ao MCTI e demais instituições congêneres no Brasil e são oferecidas dicas científicas, como eventos, concursos e prêmios, livros, blogues, projetos educacionais, jogos educativos e vídeos. Também são feitas referências aos conteúdos disponibilizados no Portal e são apresentadas “séries temáticas” originais, elaboradas pela própria equipe, como o “Você Sabia…?”, o “Cienciosidades”, a “Dica do CC”, a série “Museus de Ciências”.

2020

Depoimento do ex-integrante da equipe Anderson Itaborahy.

Durante o período de 2020-2021, Anderson foi Coordenador-Geral do Canal Ciência, tendo contribuído muito para a captação de recursos e implementação de novos projetos.

Banner da série Especial Covid-19

Canal Ciência inaugura série “Especial Covid-19” no âmbito do Ciência em Síntese.

A série de artigos apresenta conteúdos resumidos que levam ao público leigo informações sobre os esforços de pesquisadores para amenizar o impacto da crise da Covid-19 no Brasil.

Página inicial do site Ciência em Casa.

Canal Ciência participa da criação do site Ciência em Casa, parceria entre o MCTI e o IBICT.

O Ciência em Casa foi elaborado como uma vitrine que congrega diversos tipos de conteúdos científico-tecnológicos, notícias e informações. Foi construído conjuntamente com o MCTI pela equipe do Canal Ciência, que contribuiu na definição da estrutura de informação e foi responsável pela prospecção de conteúdos para integrar o site, seleção e tratamento desses materiais e, principalmente, pela produção de conteúdos diversos como: vídeos, jogos, quizzes e resumos de pesquisas sobre a Covid-19.

Canal Ciência participa da 1ª campanha Caça Asteróides.

O Caça Asteróides faz parte do programa de ciência cidadã do International Astronomical Search Collaboration (IASC), da Agência Espacial Norte Americana (NASA). Os interessados – crianças, adolescentes, adultos – são treinados para realizar a análise de imagens reais do cinturão de asteroides e buscar asteroides ainda não catalogados e que podem representar um risco para a vida no planeta Terra. A atividade foi organizada pela equipe do Canal Ciência em parceria com o MCTI e lançada em âmbito nacional. Além de uma grande interação com o público, o Caça Asteroides obteve, como resultado, um total de 82 asteroides encontrados, sendo 07 deles inéditos, que seguem para o processo de anotação na NASA. Esses asteroides inéditos serão nomeados pelo seu descobridor. Para divulgar a campanha e seus resultados, o Canal Ciência produziu dois vídeos curtos.

2021

junho

Depoimento do ex-integrante da equipe Henrique Boiteux.

Formado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, com especialização em desenvolvimento web, Henrique foi contribuiu com o Canal Ciência no desenvolvimento de plataformas e jogos científicos.

Imagens dos cientistas adicionados à galeria de Notáveis

Canal Ciência retoma a publicação de biografias na Galeria de Notáveis Cientistas Brasileiros.

A inserção de novos notáveis no portal do Canal Ciência ocorre de maneira contínua.

https://www.gov.br/ibict/pt-br/central-de-conteudos/noticias/2021/julho2021/galeria-de-cientistas-notaveis-apresenta-vida-e-obra-de-grandes-cientistas-do-brasil

Encartes com metodologias ativas.

Canal Ciência lança série de Encartes com metodologias ativas.

Oferecem trilhas de aprendizagem baseadas no desenvolvimento das habilidades listadas na Base Nacional Comum Curricular, para utilização por professores dentro da sala de aula. Esses roteiros sugerem o emprego das informações científicas dos artigos do Ciência em Síntese como subsídios para despertar a curiosidade e instigar reflexões entre alunos dos Ensinos Fundamental e Médio.
https://www.gov.br/ibict/pt-br/central-de-conteudos/noticias/2021/julho2021/canal-ciencia-lanca-fasciculos-digitais-para-professores-trabalharem-o-texto-de-divulgacao-cientifica-em-sala-de-aula

Canal Ciência lança seção Ciência Jovem.

Seção que traz artigos inéditos de pesquisas científicas realizadas por estudantes do Ensino Básico, Ensino Superior e Pós-graduação. A proposta é levar ao conhecimento da sociedade os trabalhos realizados por esses estudantes, ao mesmo tempo em que se busca incentivá-los a apresentarem suas pesquisas científicas em linguagem acessível a todos os públicos.
https://www.gov.br/ibict/pt-br/central-de-conteudos/noticias/2021/agosto2021/canal-ciencia-lanca-secao-com-artigos-ineditos-de-pesquisas-cientificas-realizadas-por-jovens-estudantes

2022

maio

Canal Ciência institui Comitê de Assessoramento – CACC.

O comitê foi instituído por portaria e é composto por três membros: um representante do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict); um representante do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia (INCT-CPCT) e um representante das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (no caso, da FAPESB). O comitê tem a atribuição de ratificar as indicações de novos cientistas a serem incorporados à Galeria de Cientistas Brasileiros Notáveis.

julho

Capas de itens da série Notáveis em Cordel.

Canal Ciência lança série Notáveis em Cordel.

Como parte de um processo de modernização, o Canal Ciência tem buscado enriquecer as biografias dos Notáveis com elementos mais visuais e lúdicos. A literatura de cordel é uma manifestação artística que tem como principais características a oralidade e a valorização de elementos da cultura brasileira, podendo ser vista como uma alternativa para conferir dinamismo à apresentação dos Notáveis. A Série Notáveis em Cordel apresenta o conhecimento científico como forma de entretenimento, integrando ciência, arte e cultura.

agosto

Canal Ciência promove a live “Divulgação Cientifica no Brasil e os 20 anos do Canal Ciência”

Depoimento da Diretora do IBICT, Cecília Leite.

Diretora do IBICT desde 2014, Cecília Leite sempre apoiou o Canal Ciência e foi peça fundamental em sua continuidade e crescimento a cada ano.

dezembro

Aniversário de 20 anos do Canal Ciência.